12 Dicas para Poupar Dinheiro

Procuras economizar e não sabes como? Temos respostas para te dar…

Devido à situação que se encontra o nosso país, houve a necessidade de cortar nas contas. Deixo aqui 12 dicas para ajudar a poupar dinheiro, com pequenos atos a alterar no dia a dia e claro, sem esquecer as questões ambientais.

  1. O mealheiro é o melhor amigo para poupar dinheiro
  2. Faz as compras com dinheiro vivo
  3. Anda com pouco dinheiro
  4. Aponta todas as despesas mensais
  5. Experimenta levar comida de casa
  6. A poupança maior está nas pequenas despesas
  7. Reutiliza materiais
  8. Festejar não é gastar
  9. Elimina maus hábitos (ou vícios)
  10. Faz férias cá dentro
  11. Protege-te do marketing agressivo
  12. Utiliza o seu tempo livre para ganhar dinheiro extra

Passo a explicar:

  1. O mealheiro é o melhor amigo para poupar dinheiro

A técnica do mealheiro, que todos nós conhecemos e nos esquecemos de aplicar, desde sempre teve uma razão de ser e é, indiscutivelmente, o primeiro passo para começar a poupar dinheiro. Sabes aqueles trocados que ficam no bolso no final do dia? Coloca-os no mealheiro. 20 ou 30 cêntimos por dia são, são sempre 6 a 9 euros por mês, pode não parecer muito, mas experimenta um “porquinho” anual. São aproximadamente 100 euros por ano. Já dá para um miminho.

  1. Faz as compras com dinheiro vivo

Sim, eu sei que o desenvolvimento digital nos proporcionou inúmeras vantagens no dia a dia. Mas se pensarmos bem, gastamos mais dinheiro em compras online do que se fossemos à loja do fundo da rua. Embora o uso do cartão de débito/crédito reduza a utilização de papel e o peso na carteira, a verdade é que não sentimos tanta “dor” quando fazemos pagamentos online. Já dizia o velho ditado: “Olhos que não veem, coração não sente”. Pagar em dinheiro e olhar para ele a trocar de mão, torna-nos mais conscientes do ato.

  1. Anda com pouco dinheiro

Pagar com dinheiro vivo ajuda a poupar, mais ainda se andares com pouco dinheiro no bolso, diariamente. Estipula um valor diário ou semanal. Faz de ti uma criança que recebe uma mesada dos pais. Quem não gostaria de voltar a ser criança? Vai impedir que compres por impulso a pensar duas vezes se realmente precisas desse item.

  1. Aponta todas as despesas mensais

Hoje em dia é ainda mais fácil de manter um registo dos gastos. Existem inúmeras aplicações para smartphones gratuitas que podes utilizar para registar e/ou consultar os teus gastos e obter tabelas desses mesmos valores, ou até mesmo a técnica da folha de Excell. Não é um génio das novas tecnologias? Não há problema! Usa um caderno e uma caneta, faz um resumo ou um sumário das tuas despesas. Podes optar por o fazer diariamente, semanalmente ou até mesmo mensalmente. Por vezes obtemos resultados inesperados e com eles podemos estruturar o nosso budget para otimizar os gastos.

  1. Experimenta levar comida de casa

Quanto gastas por dia com o teu almoço? Ou com o lanche? Provavelmente mais de 5 euros! Não precisas de fazer as contas, porque é fácil de calcular. Se levares o almoço ou o lanche de casa, vais sentira mesma satisfação e poupas dinheiro. Embora algumas exceções, Portugal tem um clima agradável quase todo o ano. Leva o almoço até um parque, a pausa vai fazer-te bem à mente e à carteira.

  1. A poupança maior está nas pequenas despesas

As contas que nos pesam mais na carteira são aquelas às quais damos mais atenção e procuramos otimizar. Bem, e se eu te dissesse que pode não ser bem assim? A grande poupança está nas pequenas compras diárias que fazemos e que nem nos apercebemos quando chegam e quando vão. Controlar as pequenas despesas traz maior poupança do que otimizar as grandes. Lembras-te do teu amigo mealheiro? Vais ver que podes poupar dinheiro como nunca pensaste que fosse possível.

  1. Reutiliza materiais

Hoje, mais do que nunca, reutilizar e reciclar são apenas duas opções que deves ter sempre em conta, tanto por fatores ambientais como por fatores monetários. Deixo aqui pequenos exemplos do dia a dia que todos podemos mudar:

- Optar por um saco de compras reutilizável no supermercado
- Comprar em segunda mão
- Utilizar a mesma garrafa de água
- Utilizar guardanapos de pano em vez de papel
- Evitar utilizar pratos e talheres de plástico
- Usar uma bacia para lavar a loiça em vez de água corrente
- Aproveitar a comida e não a deite fora
- Tentar reparar o que se partiu ou estragou
- Trocar mercadoria com outras pessoas
- Partilhar com família, amigos e vizinhos

 

  1. Festejar não é gastar

Um jantar num restaurante pode custar dezenas de euros, logo deverão ser evitados. Se porventura não queres cozinhar em casa, lembra-te que, com o que gastas num jantar fora com a família, é equivalente a comprar comida para casa durante uma semana. No entanto, todos temos datas especiais e a restauração também precisa de lucrar, especialmente depois deste ano horrível de pandemia.

  1. Elimina maus hábitos (ou vícios)

Tabaco Álcool? Preciso explicar? É para acabar! Não queres poupar por esta via, então pensa na tua saúde e dos que te rodeiam. Mas há muito mais por onde posso pegar, nem tudo são vícios, existem maus hábitos ao virar de qualquer esquina. Podemos mudar alguns para evitar que pesem na carteira e ajudar o meio ambiente como, luzes acesas, torneiras abertas e até mesmo o uso do carro ou outros transportes para deslocações curtas, usa uma bicicleta!

  1. Faz férias cá dentro

Temos um país abundante em natureza e atrações e, por pouco mais de umas dezenas de euros, podes ter umas férias deslumbrantes! Compara uma semana de férias fora do país e uma semana cá dentro. Em muitos casos podes poupar dinheiro ficando por cá. Porquê um hotel com pensão de tudo incluído se queremos é passear? Esquece hotéis com alimentação incluída. Pela mesma quantia, consegue pagar um alojamento local e fazer as tuas refeições em restaurantes regionais. Ajuda a economia local e dá com certeza uma experiência diferente e liberdade para se fazer o que se quer. São férias!

  1. Protege-te do marketing agressivo

Quantas vezes já tiveste este pensamento: “Não preciso disto, mas é uma grande promoção. Vou levar”? As promoções não se acabam, todos os dias existem novas promoções, por isso cura-te deste síndrome. Não te deixes levar por números ou quantidades, por vezes comprar em excesso acaba por se deixar estragar, compra apenas o que necessitas. Se estiver em promoção, melhor!

  1. Utiliza o teu tempo livre para ganhar dinheiro extra

Sabes que existem empresas que pagam para estares em casa a testar produtos? É verdade! Existem empresas dedicadas a recrutar pessoas para teste e controlo de produtos. É o caso da Crowdville, uma plataforma digital que funciona como comunidade. Recruta todo o tipo pessoas que tenham interesse pela utilização de produtos digitais, pede-lhes que realizem tarefas com os seus aparelhos, reportem anomalias durante a utilização, preencham inquéritos de satisfação e, por fim, recompensa monetariamente esse trabalho. Não vais receber um ordenado… Mas consegues arrecadar entre 5 e 20 euros por cada tarefa. Junta este valor ao amigo mealheiro. No final do ano, em vez de um, terás dois mealheiros cheios!

       Tens também a possibilidade de procurar promoções e vouchers de descontos em blogues como os nossos parceiros Poupa e Ganha, que gostam de manter o público informado acerca de novas oportunidades.

Poupar nem sempre significa não gastar, é preciso sim, optar por compras conscientes. Reciclar e reutilizar são pontos chave para ajudar a poupar dinheiro, bem como, é um dever de todos nós proteger este planeta que é tão único e tão nosso.

Gostaram? Deixem os vossos comentários e ajudem a partilhar a nossa comunidade
Posted in Artigos on May 14 at 03:43 PM

Comments (0)

No login
gif