EUROVISION Song Contest 2021 – Roterdão

 



Parabéns, Itália! Uau, quem diria. Depois de uma renhida disputa entre os primeiros lugares da tabela, este ano, o voto da audiência diferiu da dos júris e levou a banda Italiana de Rock ao troféu do Festival da Canção 2021. Esta mesma audiência não ficou convencida com a canção Portuguesa dos The Black Mamba, que depois da votação do júri estava em 7º lugar com 126 pontos, mas acabou em 12º na classificação geral com 153 pontos.

Feitas as contas, no final da votação dos júris de cada país, Suíça liderava a tabela de pontuação com 267 pontos, seguida por França com 248 e em terceiro lugar Malta com 208 pontos, apenas 2 a mais que Itália. Nesta altura e também devido à diferença de pontos entre os dois primeiros lugares e os restantes, havia poucas dúvidas de que as canções em língua francesa estavam a dominar o gosto do júri, no entanto, a votação da audiência é também muito importante e este ano, foi o público quem se afirmou e votou em massa na canção da banda Måneskin, representantes de Itália com a canção Zitti E Buoni. Na tabela geral somaram 524 pontos, seguidos de França com 499 e em terceiro a Suíça com 432 pontos.

 

 

Para participar na Eurovision Song Contest (ESC), a RTP, televisão de serviço público, convida 18 autores de várias áreas musicais para, a solo ou em conjunto com outros autores de letra e música, apresentarem uma canção original e inédita. Estes autores são quem escolhe os intérpretes para as suas canções. Restam assim 2 lugares, para um total de 20 canções, que estão abertos a qualquer cantor/banda que queira mostrar o seu valor. A nível nacional, são feitas duas semifinais, com 10 canções cada e uma grande final. A partir destas etapas, existe votação do público. O vencedor do concurso nacional é o representante do país que segue para o ESC.

As semifinais da ESC 2021 levaram a concurso 33 países, divididos por duas semifinais, uma de 16 e outra de 17 canções, onde apenas 20, as melhores 10 de cada semifinal vão à grande final.

 

 

Vejamos então a pontuação final deste evento:

 

 

Pessoalmente, adorei que os registos que marcaram pela diferença tenham ficado nos melhores lugares da tabela (à exceção das canções francesas, que sou sincero, não gostei!).

Adorei ver as músicas comerciais Pop serem menos valorizadas pelo público, acho que foi evidente que o público quer ouvir coisas novas, coisas diferentes com poder de despertar emoções, mesmo quando não conhecemos a língua. Já chega de Beyoncés, Madonas, Ladies Gaga e Spice Girls! Não desvalorizo as suas vozes, são dúvida que são soberbas. Mas é mais do mesmo, não trazem nada de novo e acho que isso se refletiu na votação da audiência.

Ainda não viste as atuações? Vale mesmo a pena! Revê as atuações aqui: EUROVISION Song Contest 2021

E tu, o que tens a dizer do concurso deste ano? Deixa o teu comentário.

Posted in Artigos on May 24 at 12:52 PM

Comments (0)

No login
gif