Férias de Verão 2021

 

Procuras umas férias relaxantes ou então cheias de adrenalina? Se não sabes, fica sabendo que Portugal tem uma enorme oferta de turismo, tanto para destinos de Verão como de Inverno. Com uma gastronomia de excelência, campos e serras deslumbrantes de perder a vista, muita diversidade cultural e rico em desportos de natureza. Temos o que precisas para umas férias relaxantes e inesquecíveis.

De norte ao sul do País, não esquecendo as ilhas, existem diversos destinos que podes escolher para fazer umas férias inesquecíveis e dentro do teu budget.

Embora já seja possível viajar para o estrangeiro, Portugal continua a ser a tua melhor opção por estes fatores:

  • 987 quilómetros de zona costeira
  • Prémios para melhores praias da Europa
  • Parques Naturais
  • Rios e praias fluviais
  • Meteorologia
  • Desportos de natureza e adrenalina
  • Gastronomia
  • História e cultura
 

A zona Costeira Portuguesa

Podia alargar-me a falar sobre a nossas praias, como são magnificas e os prémios que temos ganho todos os anos pelas suas qualidades, no entanto, isto tu já sabes. Temos as melhores praias da Europa e um clima soberbo para estender a toalha e ficar ao sol até apanhar um escaldão.

Mas a zona costeira não é só praia, não é só mar e areia branca, não é apenas sol e bronze na pele. A zona costeira portuguesa tem sido cada vez mais procurada por amantes de desportos náuticos fora da conhecida época balnear, como por exemplo, o surf e as ondas gigantes da Nazaré (muito na moda), bodyboard, widnsurf, kitesurf, stand up paddle (ou SUP, que vêm nas publicidades), vela, mergulho, caça submarina e carradas de desportos motonáuticos em variadas vertentes. Praia e mar, em Portugal, já não é só Verão, temos o ano inteiro para explorar e ser explorados.

Portugal tem cerca de 987 quilómetros de zona costeira de norte a sul, repletos de emoção e aventura.

 

Experiência para a vida

Eu já tive a oportunidade de fazer uma surftrip numa autocaravana alugada com alguns amigos. Iniciámos a nossa viagem em Sagres e subimos a costa até Lisboa em apenas 7 noites. Aquilo que parecia tempo suficiente para explorar, revelou-se ser muito pouco. Há tanto por descobrir, tantas paisagens maravilhosas, tantas pessoas com histórias sobre o mar e a vida no mar por ouvir, a costa Vicentina, que prazer conhecer o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e ali pernoitar. Tínhamos programado passar cada noite numa localidade diferente, mas, não fomos capazes. Em cada sítio que parámos, explorámos as praias, como principal interesse, mas também a cidade ou vila. Acontece que 7 dias pareceram 48h, fiquei com os highlights de cada sítio, mas com a sensação de que não conheci o suficiente.

O meu grupo, 6 rapazes com a mesma média de idades, 1 surfista, 3 bodyboarders, o motorista e o “camera man” que teve uma paciência de anjo para passar horas na praia a fotografar o resto do grupo. Graças a ele, temos estas fotos magníficas da nossa viagem para mais tarde recordar. Deixo aqui algumas delas como prova de que é mesmo magnífico:

 

Budget e sugestões

Em relação aos gastos, foi fácil fazer as contas e no final acabou por sair bem baratinho face à experiência que tivemos. Gastei 400€ pela minha parte do aluguer da autocaravana, combustível, parque de campismo e alimentação. Não houve noites prolongadas de festa nem jantaradas em marisqueiras, na verdade, devido ao cansaço acumulado durante o dia, o que melhor podíamos ter era uma noite tranquila e silenciosa em contacto com a natureza para recuperar energias.

Por sermos 6 pessoas a usufruir da autocaravana, houve a necessidade de reabastecer o tanque de água limpa e despejar a água suja de 2 em 2 dias. Para isto, é necessário parar em sítios específicos onde existam as condições e área específica para o fazer. Despejar fora de um posto de reabastecimento para este efeito, É PROÍBIDO POR LEI e punido com coima! (estou em completo acordo) Mas, claro, limita um pouco a movimentação. Ao longo da costa Vicentina, existem poucos locais reservados para este efeito, caso queiram evitar pagar parque de campismo. Felizmente, há uma cadeia de hipermercados que pensa nos autocaravanistas, o Intermarché. Se consideras viajar de autocaravana, procura pelo Intermarché mais próximo quando precisares de reabastecer. Para além da autocaravana, podes aproveitar a paragem para ir às compras e é de relembrar que esta marca apoia produtores nacionais e locais. Duplo like para eles.

Está na Lei também que é proibido pernoitar em autocaravanas a menos de 2 quilómetros da linha da costa. No entanto, podes simplesmente não pernoitar e apenas disfrutar de umas longas horas nesses locais. E na hora de dormir, afastas a carrinha ou simplesmente segues viagem. Assim evitas ser multado pela GNR.

Foi uma experiência magnífica, de total liberdade e alguma frustração por falta de tempo. Agora quero arranjar mais alguns dias e viajar pelo centro, ver o interior do país e saber mais sobre a nossa cultura e origens.  

Gostas de aventura, ar puro e natureza? Então estas são as férias que precisas. Reúne os teus amigos ou vai a sós com o teu/tua parceir@. Deixa o relógio e o telemóvel na gaveta. Aproveita o momento pois vai ser único.

Gostaste? Comenta e dá-nos a tua opinião ou faz outro tipo de sugestões. Precisas de esclarecer alguma dúvida? Não exites em contactar.
Posted in Artigos on June 17 at 11:19 AM

Comments (0)

No login
gif