De que qualificações de teste de software preciso para completar missões na Corwdville?
Não é necessária qualquer formação profissional para participar nas nossas missões. Crowdville é uma plataforma de acesso livre para todos os interessados em testes de software e não há nenhuma taxa de participação ou de registo.
Sempre que uma missão é lançada, terá um briefing de apoio que o ajudará em todas as tarefas propostas, para que as possa completar e ser recompensado por isso.
Em Crowdville, os nossos Crowders recebem recompensas monetárias por reportar anomalias (bugs) no software nomeado para testes. Em geral, os bugs reportados são avaliados em 4 graus de severidade: baixa, média, alta ou crítica. Estes são avaliados por uma equipa de técnicos de Quality Assurance (QA) que os aprovam após revisão. Cada bug tem um valor diferente e aumenta de acordo com a sua severidade. Os valores atribuídos são cumulativos, ou seja, quanto mais reportar, maior será a sua recompensa.
No entanto, aqui ficam algumas informações sobre as qualificações a que se pode candidatar para aumentar a sua produtividade e tornar-se um profissional na área dos testes de software.
Porque são as qualificações de teste importantes para se conseguir avançar no mercado de trabalho?
Os testes de software, tanto de soft como de hard skills, requerem o teste da funcionalidade de uma aplicação específica. O papel é vital para as empresas que manobram dentro do negócio com o uso da tecnologia, porque precisam de saber com certeza que a sua tecnologia satisfaz os requisitos da indústria para que possam funcionar corretamente.
Conhecer esta informação é fundamental, uma vez que constitui que o testador de software deve ter uma boa experiência e conhecimentos antes de ser considerado para o trabalho.
É por isso que é agora mais importante do que nunca ter uma qualificação que demonstre ao empregador que cumpre os critérios, para além do que ele pede, porque ter uma qualificação comprova o seu empenho no campo dos testes.
Isso é importante para o meu empregador?
O empregador saberá que é competente no assunto e construirá um nível de confiança mesmo antes de se encontrar com eles para a entrevista.
Vamos então mergulhar nas qualificações mais importantes que o podem ajudar a avançar no mundo dos testes e explicar a diferença entre elas.
ISTQB/ASTQB (International Software Testing Qualifications Board)
O ISTQB é uma das principais qualificações que os testadores procuram, uma vez que é reconhecida internacionalmente. O currículo está dividido em diferentes níveis de dificuldade e, se optar por progredir através dos cursos, terá uma melhor compreensão da análise de testes, consultoria de testes e desenvolvimento de software. Os currículos fornecem conhecimentos de teste para quem trabalha com ciclos de vida de desenvolvimento de software ágeis ou sequenciais.
O que as pessoas dizem:
Muitos consideram os cursos bastante abrangentes, o que significa que há muito que o ISTQB oferece, contudo, dada a escala de tempo de cada curso, alguns acham desafiante consumir as quantidades substanciais de informação numa pequena janela. Outros estudantes mencionaram que os cursos são em grande parte teóricos e que ultrapassam o âmbito da praticidade. Para aqueles que desejam compreender como funcionam os testes e a teoria por detrás deles, este curso irá equipá-lo melhor com o conhecimento do que se espera de si no ambiente de trabalho.
CSTE (Certified Software Test Engineer) - EUA
Este curso é certificado pelo Instituto de Garantia de Qualidade dos EUA (QAI). Para aceder a este curso é necessário ter alguma qualificação prévia obtida no domínio dos testes na universidade. A qualificação CSTE consiste em Princípios e Conceitos de Teste de Software, Construção do Ecossistema de Teste de Software, Gestão de Projetos de Teste, Risco no Desenvolvimento de Ciclos de Vida de Software, Conceção de Casos de Teste, Execução de Testes e Relatórios.
O que as pessoas dizem:
O curso é bastante prático e envolve estudos de caso que o preparam para cenários da vida real. No entanto, o curso foi concebido para mais estudantes intermediários que já compreendem a teoria por detrás dos testes e querem adotar uma abordagem mais aplicada. A qualificação atribuída é reconhecida nos Estados Unidos.
BCS (The Chartered Institute of IT) - Internacional
A BCS oferece uma gama de qualificações relacionadas com as TI que ajudam a sua compreensão dos testes a uma escala mais vasta. No mundo dos testes, o dólar não se detém na análise de testes e na compreensão das ferramentas de teste, existem linguagens informáticas e competências de domínio Scrum que podem fazer subir a sua carreira. Com a BCS têm uma gama de cursos dentro da ciência da computação e também fizeram parceria com o ISTQB para dar um curso mais personalizado para aqueles que se querem destacar nos testes.
O que é que as pessoas dizem?
Os estudantes dizem que a vasta gama de cursos lhes dá uma melhor ideia dos percursos profissionais que podem seguir. Alguns estudantes disseram que sem a informação apresentada pela BCS não teriam sabido em que papéis PMP e CSM poderiam embarcar após completarem os seus cursos de teste. A maioria dos estudantes considera o preço dos cursos BCS como um facto decisivo.
Qual é o melhor curso de Teste de Software para mim?
O que pensou da nossa revisão e tornou o caminho a seguir mais claro para si? Acreditamos que saber o que esperar no ambiente de trabalho é tão importante como compreender as capacidades de teste. Um certificado pode não ser suficiente se quiser realmente impressionar o seu empregador, mais a sua experiência é o que irá pesar na decisão final do empregador.
Comments (0)